domingo, 26 de outubro de 2008

O QUE É WEB 2.O?

Segundo a folha de São Paulo, o termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas. Também entra nesta definição a oferta de diversos serviços on-line, todos interligados tanto é que o número de sites e serviços que exploram esta tendência vem crescendo e ganhando cada vez mais adeptos.
Blogs: De baixo custo para publicação na web disponível para milhões de usuários, os blogs estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 a serem usadas amplamente.
Wikis: Páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso. Usadas na internet pública, essas páginas comunitárias geraram fenômenos como a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. Usadas em empresas, as wikis estão se tornando uma maneira fácil de trocar idéias para um grupo de trabalhadores envolvido em um projeto.

domingo, 12 de outubro de 2008

PARABÉNS PROFESSOR! PARABÉNS PROFESSORA!!!




SER OU ESTAR PROFESSOR?
(Peter Beidler – texto adaptado)

Porque sou professor?Não é porque a tarefa seja fácil, certamente, pelo contrário;é a mais difícil de todas as maneiras que já tentei para ganhar a vida. Nem tão pouco para ostentar, até mesmo porque não conheço ninguém que tenha ficado rico sendo realmenteprofessor.Não ensino por pensar que sei todas as respostas, ou porque tenho uma bagagem cultural que me sinto impelido a partilhar, ou um título que preciso mostrar, até
porque “quanto mais sei, sei que nada sei”.
Então porque ensino?Ensino porque esta profissão baseia-se na mudança. Mesmo
quando o material de trabalho é o mesmo eu mudo, e o que é mesmo importante é que meus alunos também mudam.Ensino porque gosto da liberdade de poder errar, de aprender e compreender melhor minhas próprias lições, e porque estimulando meus alunos estimulo a mim próprio, o tempo todo.Ensino porque gosto de levantar questões que levem meus alunos a pesquisar para terem suas próprias respostas.Ensino porque gosto de aprender. Na verdade, serei professor enquanto puder aprender.Ensino pelas pessoas que crescem e mudam diante de meus olhos.Ensino pelo fato de poder sugerir ações, provocar polêmicas, fazer perguntas incômodas, condenar tentativas de ocultação da verdade e, principalmente, de poder indicar caminhos.Ensino porque estando no meio de gente que desabrocha, que se descobre profissionalmente, sinto-me também desabrochando, descobrindo-me todos os dias, ser um bom profissional.E, finalmente, ensino porque me sinto feliz sendo professor;não encontrei razão ainda para apenas estar professor.