sábado, 18 de abril de 2009

NTE CAPACITA ACTs DAS SALAS INFORMATIZADAS




Logo após a Secretaria de Estado da Educação fazer a primeira chamada dos professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) que vão trabalhar nas 26 Salas de Tecnologia Educacional instaladas nas escolas da rede pública estadual, o NTE deu inicio a capacitação dos mesmos. O primeiro momento da capacitação ocorreu no dia 08 de abril.

Os selecionados - cuja formação técnica é na área de informática - terão a responsabilidade não só de cuidar do funcionamento dos equipamentos mas, também, de auxiliar a comunidade escolar. "São profissionais com a competência para ajudar os estudantes e professores tanto repassando os conhecimentos básicos de informática quanto na busca por informações e fontes de conhecimento na internet para a produção de trabalhos", explica o diretor de Organização, Controle e Avaliação, Fábio Alexandrini. De acordo com ele, os ACTs também vão estar nas Salas de Tecnologia Educacional para oferecer apoio técnico aos educadores. "Se um professor de português, por exemplo, vier à Sala de Tecnologia realizar uma atividade com seus alunos terá a ajuda do responsável pelo local", explicou o diretor.

A capacitação proposta aos ACTs é INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL - 40 HORAS e visa promover reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizando as práticas pedagógicas na escola.

As atividades desenvolvidas no curso pelos ACTs podem ser acompanhadas neste espaço: http://www.actsalainformatizada.pbwiki.com/









2 comentários:

Unknown disse...

Olá NTE Xanxerê!
Diante do pensamento de Pierre Lévy, onde a idéia de que construir coletivamente ações é como estivéssemos entrando numa nova cultura colaborativa onde os valores, os conhecimentos podem ser acumulados em plataformas virtuais, assim estaremos criando nossa própria identidade de comunidade.
É baseado neste contexto que o informativo “Cultura na Rede” busca utilizar este veículo, informações de tecnologias educacionais que auxiliam no processo de aprendizagem.
“Cultura na Rede” surgiu a partir do projeto “Ilha meu encanto: um novo olhar sobre a Cultura Açoriana”. Projeto este, desenvolvido por uma escola da rede pública estadual da grande Florianópolis, com apoio da GETEI/ SED e NTE Grande Florianópolis cujo tema central se apóia na integração das tecnologias e a história açoriana, investigada e vivenciada por alunos e professores, com o objetivo de dar visibilidade por meio de um novo olhar à cultura açoriana, buscando a valorização na comunidade escolar e promovendo novos conceitos no processo educativo.
Há necessidade de criar ambientes que propiciem a mediação e a socialização de projetos e ações implementados em cada região. Formando-se, assim, uma grande rede de conhecimento.
Portanto convidamos a todos a participarem desta teia cultural, encaminhando as ações do uso das tecnologias aplicadas à educação, para que possamos publicá-las na rede.
Esperamos por vocês...
Um forte abraço.
Luiz Napoleão Vieira

Cris disse...

Penso que algumas escolas ainda nao utilizavam o laboratório de informática por motivo de insegurança dos professores, até mesmo para ligar as máquinas. Agora eles aprenderão, tirarão dúvidas com os ACTs, esse pessoal vem em boa hora. Estamos evoluindo, passo a passo...
Celo, um grande abraço...