quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Antivírus Gratuito, quais são as opções?

Por Raul de Oliveira

Se você navega pela internet é quase certo que já enfrentou problemas com vírus de computador ou algum tipo de malware (programa mal intencionado) que atrapalha a navegação ou envia para toda a sua lista de amigos uma mensagem inconveniente do tipo "veja as suas fotos..." para disseminar a praga.

A primeira dica é: SEMPRE leia os alertas que aparecem na tela com atenção. Por isso o nome da mensagem é esse "ALERTA" e saiba identificar e entender o que eles querem dizer - tenha paciência para isso. Boa parte dos poblemas poderia ser evitado somente com essa atitude.

Mas só isso não basta, não é? O tempo é curto e para minimizar ainda mais possíveis danos é aconselhável ter antivírus. Mas sempre vem a dúvida: qual escolher? Qual é o melhor? Aliás, costumo recomendar com ênfase nas minhas consultorias, que além de backup é indispensável ter uma licença de no mínimo um ano se você não quiser se preocupar muito e é indicado pagar por ela. É a segurança da sua informação que está em jogo.

Mas não sei se é a crise ou sovinice mesmo, a resposta é sempre: "mas isso é tão caro..." Ou "qual o melhor deles e o mais barato?" Enfim, aí entra a velha resposta que todos detestam: depende.

Depende de quanto vale a informação que você quer proteger, de quanto tempo ou dinheiro você vai perder se tudo for destruído por uma formatação indesejada, depende da máquina que você possui para ter um antivírus pesadão ou um leve, são tantas as perguntas... A resposta é uma só: versões de demonstração por 30 dias.

Um antivírus gratuito protege sim, mas não é tão confiável quanto uma versão paga. E as versões de demonstração, bem, são de demonstração, depois você deve optar por adquiri-las ou não. Mas dá para você ter uma boa ideia do que
você tem pela frente. Ter versões de demonstração é quase uma praxe do mercado. Procure por um antivírus, clique em download e faça o teste. Mas se a ideia é instalar um software gratuito, então veja as seguintes opções:

Softwares Gratuitos:

Avast! Antivirus: Um dos mais conhecidos antivírus gratuitos. Tem a interface em português e seu principal defeito é o escândalo na hora que encontra um vírus. Sua principal vantagem é uma ótima varredura para encontrar as pragas eletrônicas.

AVG: versão gratuita desta ótima suíte de softawre de segurança, é um dos mais conhecidos e mais baixados pela internet. Possui uma versão específica para pequenas empresas e atende as principais necessidades dos seus usuários.

Avira Antivir: Uma busca na web pelos principais comentários descobre-se que o Avira é o tipo de antivírus "ame-me" ou "deixe-me". Leve, mas com algumas dificuldades esperadas de um software que está entrando na competição do mercado brasileiro.

ClamAV: simples e direto. Essa é a definição do Clam. Não possui muitos recursos, como uma varredura em tempo real e a atualização é um dos pontos que merecem um pouco mais de atenção. Entretanto, se a ideia é possuir um software para analisar aqueles programas que você baixa por aí, vale a pena testar.

Comodo Internet Security: com a recomendação da maioria dos usuários, o Comodo Internet Security é um ótimo firewall e ainda é um antivírus que segura as principais ameaças.

Microsoft Security Essentials: é incrível o que a Microsoft vem conseguindo com seu novo antivírus, antes de qualquer coisa, ela conseguiu quebrar oparadigma de um péssimo desenvolvimento de antivírus. O Essentials vem ganhando a confiança dos usuários assim como o novo sistema operacional. Marketing? Só testando para conferir.

PC Tools Antivirus: com uma interface sob medida para os iniciantes, o PC Tools não tem uma boa classificação quanto a varredura do sistema mas é aquele programa essencial para quem não utiliza muito mais da máquina além do processador de texto e verificação de e-mails.

Rising Free Antivirus 2009: o maior dos defeitos deste antivírus é o fato dele não ter suporte ao idioma português, entretanto, tem uma interface bem desenhada e detecta uma boa quantidade de ameaças para ser considerado entre os top de linha gratuitos.

Geek.com.br

Um comentário:

Silvana Nunes .'. disse...

Salve !
Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em
http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata.
Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !
Silvana Nunes.'.