quinta-feira, 31 de maio de 2012

DESAFIO DAS DIRERENÇAS NA ESCOLA


A inclusão refere-se a um processo educacional que visa proporcionar à criança portadora de deficiência o desenvolvimento de capacidades e o convívio na escola e na classe regular.
Sendo que a aprendizagem desenvolve-se pela interação do sujeito com seu meio social mediado pelos símbolos e pelos conceitos ali inseridos. Inúmeras são as formas que favorecem a construção do conhecimento dentre elas estão as tecnologias onde a educação deve estar presente independente da modalidade de ensino.
Diante desta problemática o NTE de Xanxerê promove Curso Salto para o Futuro – Desafio das Diferenças na Escola. O público-alvo são docentes que socializam suas angústias e seus conhecimentos ao trabalhar com crianças especiais incluídas no ensino regular. O curso visa também inserir as tecnologias nesta forma de trabalho.
O professor Arlei Pasini, que atua como professor do ensino regular na E.E.B. Romildo Czepanhick, participa do curso para ampliar seus conhecimentos sobre o atendimento aos alunos especiais: “Nessa caminhada toda trabalhei com crianças com deficiências diversas no tempo em que não tinha segundo professor. Hoje, com dois professores na sala é mais fácil, porque a gente consegue dar atenção especial a esses alunos. A minha colega, que é segunda professora, veio fazer o curso e eu também vim, para falarmos a mesma língua e nos ajudarmos”, declara o professor.
O curso é gratuito e tem carga horária de 20 horas/aula e acontece nas 2ª e 4ª feiras das 18 às 20h e 30 min.


2 comentários:

Cristiane disse...

Parabéns pela escolha do programa, com ótimo tema, que rende muitas discussões.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Olá.

Falar de inclusão,
é escrever a esperança
com outras letras
mas com o mesmo sentimento.

Que os dias de quem ensina
sejam sempre
plenos de inspiração.