quarta-feira, 21 de maio de 2008

PROINFO Integrado promove curso de tecnologia nas escolas

O Ministério da Educação dará início, a partir de abril, a um amplo programa de formação de professores e gestores da rede pública de ensino para utilização de tecnologias da informação e comunicação. A meta do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) é atingir 100 mil professores e gestores, em todo o país, somente este ano.

O objetivo deste programa de formação é integrar um conjunto de ações voltadas para a dinamização da sala de aula. Além da distribuição de salas informatizadas, há a preocupação de oferecer cursos aos professores com conteúdo pedagógico adequado.

Durante os meses de abril, maio e junho, serão ofertados dois cursos: Introdução à Educação Digital (40 horas) e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs (100 horas). O objetivo do primeiro é familiarizar, motivar e preparar os professores para a utilização de recursos básicos de computadores e internet. Já o segundo, abordará o potencial pedagógico das tecnologias, preparando os professores para planejar e utilizar as TICs em situações de ensino e aprendizagem na escola.

Os dois cursos serão oferecidos de forma independente. Assim, professores que já estão familiarizados com a utilização de computadores podem escolher estudar a aplicação das TICs em sala de aula.

Neste primeiro momento, os cursos serão destinados aos professores e gestores de escolas da rede pública de ensino – estadual e municipal, que tenham recebido salas informatizadas do ProInfo, a partir de 2005. Esses computadores já trazem o sistema operacional Linux Educacional, software livre especialmente criado para as escolas públicas brasileiras, contendo diversos conteúdos e ferramentas de produtividade.

FONTE: Assessoria de Imprensa da Seed

Nenhum comentário: