A inserção gradativa da sociedade brasileira no mundo globalizado, graças aos avanços tecnológicos na área da informação, exige cada vez mais que os educadores estejam preparados para lidar com as novas situações emergentes. Novos procedimentos, mais abertos ou flexíveis, que enfatizem a construção de conhecimentos, e não o mero repasse de informações, deverão direcionar tanto a formação do aluno, como a formação do próprio educador.
Diante do exposto e da necessidade de inovar os cursos do Salto para o Futuro e TV Escola, em parceria com o NTE de Campos Novos promovemos um Chat entre professores cursistas das duas regionais que participavam da Série Debate: Mídias na Educação.
O Chat é uma forma de interação síncrona (ao mesmo tempo). Podem participar do ambiente do Chat diversas pessoas ao mesmo tempo, como se fosse numa sala de aula onde os alunos não se vissem uns aos outros, nem ao professor.
Foi uma experiência muito interessante, pôde-se observar, a riqueza das interações nas trocas proposicionais, onde prevaleceu a reciprocidade e o respeito mútuo nos diálogos, nos pontos de vista diferenciados e nas argumentações entre os participantes.
Portanto, após o trabalho realizado concluiu-se que O uso pedagógico do chat, ou sala de bate-papo on line é um campo a se investigar e pode trazer novas dimensões não só para o ensino à distância, mas como instrumento de construção de conhecimentos, pesquisa, troca de informação e comunicação entre sujeitos que buscam aprender, seja com instituições de ensino ou não.
Diante do exposto e da necessidade de inovar os cursos do Salto para o Futuro e TV Escola, em parceria com o NTE de Campos Novos promovemos um Chat entre professores cursistas das duas regionais que participavam da Série Debate: Mídias na Educação.
O Chat é uma forma de interação síncrona (ao mesmo tempo). Podem participar do ambiente do Chat diversas pessoas ao mesmo tempo, como se fosse numa sala de aula onde os alunos não se vissem uns aos outros, nem ao professor.
Foi uma experiência muito interessante, pôde-se observar, a riqueza das interações nas trocas proposicionais, onde prevaleceu a reciprocidade e o respeito mútuo nos diálogos, nos pontos de vista diferenciados e nas argumentações entre os participantes.
Portanto, após o trabalho realizado concluiu-se que O uso pedagógico do chat, ou sala de bate-papo on line é um campo a se investigar e pode trazer novas dimensões não só para o ensino à distância, mas como instrumento de construção de conhecimentos, pesquisa, troca de informação e comunicação entre sujeitos que buscam aprender, seja com instituições de ensino ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário