Mostrando postagens com marcador CAPACITAÇÃO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CAPACITAÇÃO. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 27 de maio de 2013

TABLET EDUCACIONAL

Algumas sugestões - Mara Denize Mazzardo - Nte Santa Maria





segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PARCERIAS DE SUCESSO

Podemos dizer que 2009, foi um ano onde conseguimos concretizar parcerias muito importantes que possibilitaram ao NTE Xanxerê realizar ações que buscaram fortalecer as relações com pessoas que acreditam no fazer coletivo. Trabalhamos com as escolas onde encontramos professores dispostos a inovar, bem como com colegas de trabalho que acreditam que é possível pensar um outro tipo de educação digital. Estas parcerias foram importantes porque proporcionaram ampliar a nossa rede de capacitações gerando outras possibilidades para 2010.
Entre as principais ações em que encontramos parcerias podemos citar:
ENSINANDO E APRENDNDO COM AS TICS; projeto que implementamos no NTE e na EEB. Custódio de Freitas com apoio das professoras Daiane Mocellin e Daniela Fante Fernandes que atuaram como formadoras no curso;
AS NOVAS COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES:Projeto implementado na EEB. Costa e Silva com alunas do Magistério Ensino Médio em que contamos com a parceria da colega de trabalho Jucela Regina Pinotti que formatou e atuou como docente do curso ;Conheça a wiki do curso http://literaturainfantil.pbworks.com/
BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO;Projeto implementado no NTE, oferecido a professores da rede municipal e estadual de ensino, onde contamos com a colaboração da colega de trabalho Cristiane de Oliveira Fiorentin que formatou e atuou como docente do curso. Confira o blog: http://santacatarina-online.blogspot.com/
Debate: Midias na Educação;Projeto implementado no NTE, com alunas do Magistério Ensino Médio,e colaboração da colega de trabalho Maria Lúcia Ogliari que formatou e ministrou o curso.
Confira o blog: http://www.midiasaudiovisuais.blogspot.com/






sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PROFESSORES EM FORMAÇÃO DEBATENDO MIDIAS NA EDUCAÇÃO

Com a chegada das tecnologias de informação e comunicação – TIC, consequência da junção entre informática e telecomunicações, originou grandes desafios e oportunidades para a incorporação de tecnologias na escola em relação a diferentes formas de representação e comunicação de ideias.
Nessa aventura, o professor também é desafiado a assumir uma postura de aprendiz ativo, crítico e criativo. Portanto é necessário investir na formação de professores, pois é nesse processo que o futuro educador tem a oportunidade de vivenciar distintos papéis como o de aprendiz, o de observador da atuação de outro educador, o papel de gestor de atividades desenvolvidas em grupo com seus colegas em formação e o papel de mediador junto com outros aprendizes. A reflexão sobre essas vivências incita a compreensão sobre o seu papel no desenvolvimento de práticas pedagógicas que incorporam distintas tecnologias e mídias para a produção de conhecimentos.
Com o objetivo de proporcionar esta conscientização em relação ao uso das diferentes mídias, buscamos parceria com a colega de trabalho Maria Lucia Ogliari, que formatou e ministrou o curso Debate: Midias na Educação à alunas do Magistério Ensino Médio da EEB. Costa e Silva.




Confira o blog do curso: http://www.midiasaudiovisuais.blogspot.com/

terça-feira, 27 de outubro de 2009

ÉTICA E CIDADANIA






No dia 08 de Outubro ás 19 horas na Escola Municipal Profª Dirce Salete Dall'Agnol aconteceu uma palestra sobre ÉTICA E CIDADANIA com a presença da Promotora Drª Suzana Perin Carnauba da Terceira Vara da Comarca de Xanxerê.
A palestra foi dirigida aos pais, professores e alunos da Unidade Escolar e organizada pelo grupo de estudo do Salto para o Futuro, como trabalho de conclusão de curso.
Parabéns aos professores cursistas pelo interesse em estar buscando constantemente atualização.

* Sonia Raquel Baccain
* Lenita Maria Foppa Mariani
* Valdir SKRZYPCZAK
* Silvia Katia Koleske
* Luiz Paulo Monteiro
* Sandra Julia Moras
* Diane Roveda.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Encerramos o curso “Tecnologias na educação: Ensinando e aprendendo com as TIC” no município de Abelardo Luz. O curso foi realizado na Escola Municipal Lauri deon e teve a participação de professores da rede estadual e municipal de ensino.
Confira alguns trabalhos realizados pelos professores cursistas:

Ediane Ertel – Meio Ambiente

Sandra Lia de Mello, Marivânia Ferreira,Alessandro Lavratti - Folclore

Daiane Muniz – Estudiosos da Astronomia

Eliane Girelli – Conseqüências de uma Sociedade Moderna

Dirce Giacomelli e Claodete Bolzan - Festa Junina

Maria Simone Diavão, Marivânia Ferreira,Alessandro Lavratti – Contos de Fadas

Ivanesa Maria de Lima, Chaiane Edania Abati- Construindo Identidade

segunda-feira, 20 de julho de 2009

FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC, a Plataforma Paulo Freire é um sistema de cadastramento que surge como porta de entrada para os professores da educação básica pública no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Essa ação faz parte do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica que visa formar 331,4 mil professores que lecionam na educação básica e ainda não têm licenciatura. As vagas são divididas em duas modalidades, 52% são em cursos presenciais e 48% a distância.
Mais Detalhes clique aqui
m

terça-feira, 7 de julho de 2009

CURSO: BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO



Estão abertas as inscrições para o curso “BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO”.

Nos dias atuais o uso das tecnologias já se tornou um hábito, muitas vezes as utilizamos sem nos darmos conta da sua importância e de como seria nossa vida sem elas. Sabemos que os alunos, cada vez mais cedo, tem acesso ao computador, internet, e que esses meios exercem influencia sobre os mesmos.

O que precisamos analisar é de que maneira o professor pode trabalhar em sala de aula na “era da informação”, vinculando as Tics ao conteúdo curricular, de maneira dinâmica e criativa.

A proposta desse trabalho é lançar idéias de como vincular conteúdo disciplinar as novas tecnologias, de como o blog pode facilitar a interação professor x aluno e estender os conhecimentos para além das salas de aula. Os cursistas elegerão temas relacionados ao seu Estado, para realizar pesquisas, reflexões e postagens de seus trabalhos, ao mesmo tempo NTEs de Erechim (RS), Vitória da Conquista (BA) e Porto Velho (RO) proverão o curso para professores de suas cidades e estarão desenvolvendo um blog sobre a sua região. Através dessa ferramenta nossos cursistas poderão interagir com pessoas de outros Estados, tecer comentários, trocar experiências e divulgar o resultado de suas pesquisas. Busca-se através desse curso apresentar aos docentes que ainda não conhecem essa ferramenta, e para os que já conhecem mostrar como dá para utilizá-la de maneira produtiva e educativa.

Inscrições: No NTE ou pelo telefone 3433:1518 Ramal 222 ou pelo

e-mail:ntexanxere@sed.sc.gov.br

Inicio do Curso dia 22 de Julho às 18:30 horas

Vagas Limitadas!



domingo, 31 de maio de 2009

CURSO DE 100 HORAS JÁ É SUCESSO!

Como parte de uma das atividades do curso de 100 horas, módulo 2 INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA os cursistas deriam elaborar e aplicar um pano de aula utilizando as mais variadas tecnologias. Entre muitos trabalhos muito bem elaborados destacamos a produção da professora Vânia: O trabalho realizado pela professora demonstra que o computador e a internet podem ser aliados no processo de construção do conhecimento. Para tanto precisamos de professores capacitados, conscientes do potencial e dos limites do uso do computador e da internet em prol de uma educação de qualidade.
Com a orientação da professora, Wellyngton da Silva criou uma wiki sobre tecnologias, onde de forma simples e objetiva, fornece dicas e tutoriais referentes ao assunto.
Destacamos também o trabalho realizado pelas alunas Suzie e Mariane, trata-se de uma aula bem humorada sobre higiene.
Parabéns a todos os cursistas pelo brilhante desempenho na conclusão do módulo 2 do curso!

sábado, 18 de abril de 2009

NTE CAPACITA ACTs DAS SALAS INFORMATIZADAS




Logo após a Secretaria de Estado da Educação fazer a primeira chamada dos professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) que vão trabalhar nas 26 Salas de Tecnologia Educacional instaladas nas escolas da rede pública estadual, o NTE deu inicio a capacitação dos mesmos. O primeiro momento da capacitação ocorreu no dia 08 de abril.

Os selecionados - cuja formação técnica é na área de informática - terão a responsabilidade não só de cuidar do funcionamento dos equipamentos mas, também, de auxiliar a comunidade escolar. "São profissionais com a competência para ajudar os estudantes e professores tanto repassando os conhecimentos básicos de informática quanto na busca por informações e fontes de conhecimento na internet para a produção de trabalhos", explica o diretor de Organização, Controle e Avaliação, Fábio Alexandrini. De acordo com ele, os ACTs também vão estar nas Salas de Tecnologia Educacional para oferecer apoio técnico aos educadores. "Se um professor de português, por exemplo, vier à Sala de Tecnologia realizar uma atividade com seus alunos terá a ajuda do responsável pelo local", explicou o diretor.

A capacitação proposta aos ACTs é INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL - 40 HORAS e visa promover reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizando as práticas pedagógicas na escola.

As atividades desenvolvidas no curso pelos ACTs podem ser acompanhadas neste espaço: http://www.actsalainformatizada.pbwiki.com/









sábado, 4 de abril de 2009

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

O NTE de Xanxerê está proporcionando aos professores e gestores escolares da 5ª GERED, o curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Este curso com carga horária de 100 horas, dá continuidade a proposta de formação do Proinfo Integrado. Estão abertas 4 turmas, contemplando as escolas estaduais e municipais de Abelardo Luz, Bom Jesus, Faxinal dos Guedes e Xanxerê.
Este curso visa oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:* Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;* Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de apredizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;* Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos.
Acesse o conteúdo do curso:

UNIDADE 1 - TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA;
UNIDADE 2 - INTENET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA;
UNIDADE 3 - PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS;
UNIDADE 4 - CURRÍCULOS PROJETOS E TECNOLOGIAS.

O profissional formado no curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) deverá ser capaz de perceber o papel das tecnologias de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea e de situar sua importância para a educação.Como condição necessária para isso, ele deve conhecer diferentes mídias com as quais pode trabalhar com o uso da tecnologia digital, identificar novas linguagens trazidas por essas mídias e compreender o respectivo potencial para o ensino e a aprendizagem, situando-as no contexto da escola em que atua.Deve ser capaz de planejar situações de ensino focadas na aprendizagem dos alunos, usando diferentes tecnologias que os levem à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperadas em cada série ou ciclo.Finalmente, mas não menos importante, o profissional formado no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC deve perceber-se como sujeito ético e comprometido com a qualidade da escola e com a educação dos cidadãos brasileiros.

domingo, 14 de setembro de 2008

ENCERRAMENTO DO CURSO: LETRA VIVA - PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA




Encerrou-se na noite do dia 11 de setembro o curs o do salto para o futuro LETRA VIVA:PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA. A Série possibilitou uma ampla discussão entre professores de Classe de edcuação Infantil e do Ensino Fundamental sobre possíveis caminhos pedagógicos para a construção de práticas cotidianas significativas para que as crianças possam aprender mais e melhor na escola e continuar aprendendo pela vida afora.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Oficina: LINUX EDUCACIONAL - UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA



Nos dias 21 e 22 de julho aconteceu o CURSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL, promovido pela Gerência de Educação de Xanxerê, em parceria com a UNOESC, acima mostra da oficina ocorrida no dia 22/07 Linux Educacional - Uma Abordagem Educativa